Notícias do mercado imobiliário
ÍNDICE DE REAJUSTES - IVAR
Fala pessoal, estamos inaugurando nosso "Imob News" no nosso Instagram. Vamos trazer notícias do mercado imobiliário, que pode ajudar você ou alguém que você conhece. Então curte e compartilha.
Fiquem atentos ao índice que corrige o valor dos contratos de locações, a cada 12 meses. Esses índices deram um susto enorme após a pandemia com aumentos de até 30%. Em resposta a este aumento absurdo os índices ficaram negativos por alguns meses, mas isso não resulta em redução no valor do aluguel.
Estes índices normalmente usados, IGPM e IPCA, não tratam exclusivamente a respeito do mercado de locações, muito pelo contrário, tem influências de outras áreas como a agricultura e indústria.
Recomendamos o uso do IVAR, que se trata de um índice exclusivo da locação. Não busque por um índice pelo percentual que ele apresenta no momento, lembre se que será usado o acumulado de doze meses, no futuro, ou seja, depois de doze meses será verificado esse índice para corrigir o seu contrato.
Em outubro, o IGP-M teve alta de 1,52%, já o IPCA alta de 1,35%, o IVAR recuou, 0,89%.
O IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil, com informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários .